O Núcleo de Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado está localizado nas dependências da Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró-RN. Faz parte do Programa Nacional de Tecnologias Educacionais - ProInfo.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Oficinas Rived
Site das oficinas do Rived que o NTE está promovendo:
Cesar Nunes com o texto Repensando a avaliação, fala que vários países criaram novos parâmetros e diretrizes curriculares na educação para adequá-la á realidade. Vários livros ressaltavam essa teoria, como A cultura do pensamento na Sala de Aula. Ele relata que o processo de repensar a avaliação deveria ser indissociável do processo de repensar a educação,embora óbvio não foi o que aconteceu. Os testes de conteúdo, tem impedido trabalhar valores, competências e habilidades, salvo exames de larga escala, inteligentes, como PISA, ENEM e etc, porém será que não existem outras ferramentas que facilitem a vida do professor na avaliação? Na avaliação da capacidade de resolver problemas, Nunes diz que o aluno deve definir para si o que é o problema, selecionar que dados e informações foram fornecidos, elaborar um plano de resolução, monitorar esse plano e mudar de estratégia se perceber insucesso, é possível avaliar habilidades e competências inferindo padrões e tendências usando ferramentas de modelageme visualização, se mesmo assim não implicar que ele seja um bom solucionador de problemas, avanços tem sido obtidos com a tecnologia, em problemas dinâmicos parecidos com o mundo real, no computador é possível sair do binário “acertou-errrou”exemplo disso é o acoplamento de uma ferramenta de geração de mapa conceitual com páginas de uma “web restrita”, feita uma validação com mapas e links gerados por especialistas, porém os professores não tem preparo para introduzir esse novo ingrediente, pois para exemplificar, no curso de formação de professores oferecido pela secretaria da educação do estado de São Paulo, através da USP, PUC e UNESP, com professores em serviços há vários anos, logo após o término vários professores se mantiveram com a visão tradicional da educação, poucos com uma visão construtivista e outros demonstravam não estar convictos em colocar em prática as ideias descutidase continuou se fazendo provas cobrando memorização de conteúdos mediante as dificuldades de avaliá-los usando critérios justos, objetivos. Se faz necessério ter clareza dos objetivos de aprendizagens nas disciplinas.O ensino deve ser para a compreenção e isso pode acontecer totalmente, parcialmente ou não acontecer, logo seria necessário se pensar uma avaliação condizente. Os instrumentos cada vez mais utilizados são as rubricas instrucionais com quatro níveis, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente, muito falada mas pouco avaliada. Como o projeto Lab Virt, alunos de escolas públicas criam situações problemas para a Internet e os critérios envolvem domínio de conteúdos, criatividade, pontualidade e capacidade de expressão. Para encerrar Cesar relata o CSILE e o KNOWLEDG FORUM que afloram de hipóteses e construção de teorias servindo de ferramentas tanto de construção quanto de avaliação.
2 comentários:
gostaria de saber quais são os critérios para participar desse programa.
Cesar Nunes com o texto Repensando a avaliação, fala que vários países criaram novos parâmetros e diretrizes curriculares na educação para adequá-la á realidade. Vários livros ressaltavam essa teoria, como A cultura do pensamento na Sala de Aula. Ele relata que o processo de repensar a avaliação deveria ser indissociável do processo de repensar a educação,embora óbvio não foi o que aconteceu. Os testes de conteúdo, tem impedido trabalhar valores, competências e habilidades, salvo exames de larga escala, inteligentes, como PISA, ENEM e etc, porém será que não existem outras ferramentas que facilitem a vida do professor na avaliação? Na avaliação da capacidade de resolver problemas, Nunes diz que o aluno deve definir para si o que é o problema, selecionar que dados e informações foram fornecidos, elaborar um plano de resolução, monitorar esse plano e mudar de estratégia se perceber insucesso, é possível avaliar habilidades e competências inferindo padrões e tendências usando ferramentas de modelageme visualização, se mesmo assim não implicar que ele seja um bom solucionador de problemas, avanços tem sido obtidos com a tecnologia, em problemas dinâmicos parecidos com o mundo real, no computador é possível sair do binário “acertou-errrou”exemplo disso é o acoplamento de uma ferramenta de geração de mapa conceitual com páginas de uma “web restrita”, feita uma validação com mapas e links gerados por especialistas, porém os professores não tem preparo para introduzir esse novo ingrediente, pois para exemplificar, no curso de formação de professores oferecido pela secretaria da educação do estado de São Paulo, através da USP, PUC e UNESP, com professores em serviços há vários anos, logo após o término vários professores se mantiveram com a visão tradicional da educação, poucos com uma visão construtivista e outros demonstravam não estar convictos em colocar em prática as ideias descutidase continuou se fazendo provas cobrando memorização de conteúdos mediante as dificuldades de avaliá-los usando critérios justos, objetivos. Se faz necessério ter clareza dos objetivos de aprendizagens nas disciplinas.O ensino deve ser para a compreenção e isso pode acontecer totalmente, parcialmente ou não acontecer, logo seria necessário se pensar uma avaliação condizente. Os instrumentos cada vez mais utilizados são as rubricas instrucionais com quatro níveis, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente, muito falada mas pouco avaliada. Como o projeto Lab Virt, alunos de escolas públicas criam situações problemas para a Internet e os critérios envolvem domínio de conteúdos, criatividade, pontualidade e capacidade de expressão. Para encerrar Cesar relata o CSILE e o KNOWLEDG FORUM que afloram de hipóteses e construção de teorias servindo de ferramentas tanto de construção quanto de avaliação.
Postar um comentário