ESTA OFICINA FOI SOLICITADA PELO DIRETOR DA ESCOLA E FUNCIONOU NOS TRÊS TURNOS. MINISTRARAM A OFICINA: REGINA VELOSO, JARITZA MADJE, VILANI ALVES, LENIRA SOUZA E FRANCISCO LOBATO.
Oficina: Linux Educacional Período: 19 a 21/05/2008 Local: E.E. Jerônimo Vingt Rosado Maia – CAIC - Carga Horária: 20 h/a
PROFESSORES PARTICIPANTES: 25
CRONOGRAMA:
- Abertura, apresentação do PROINFO e NTE em slides.
- Software livre: Linux Educacional.
- Introdução ao KDE: Área de trabalho, ícones, barra de menu, menu principal e sub-menus, executar programas, documentos e pastas. Janelas e seus componentes, aplicativo Konqueror e manipulação de
arquivos. Abrir e criar pasta, criar e salvar um arquivo. Renomear, copiar, mover e deletar arquivos.
Compactar e descompactar arquivos ou pastas. Lixeira: Restaurar e deletar arquivos, esvaziar. Acesso a
CD, DVD, Pendrive.
- Apresentação de slides: Rived.
- Internet: Janela do Iceweasel (barras de título, menus, ferramentas, endereço, pesquisa, e de status),
adicionar favoritos, mudar página inicial, limpar histórico, limpar dados pessoais.
- navegação nos sites do RIVED e Portal Domínio Público e acesso ao DVD Escola.
- Correio Eletrônico: Criação de e-mail, escrever mensagem, anexar arquivo, ler mensagem, abrir arquivo.
- Checar e-mail e abrir uma apresentação de slides com mensagem de otimismo (amanhecer), seguida de
reflexão.
- Pesquisa na web, máquinas de busca.
- Recursos de pesquisa na web: pesquisar imagens, copiar, colar e salvar imagens;
busca: por tipos de arquivos (DOC, PDF), páginas semelhantes, em domínio restrito, por expressões;
filtragem, definições, busca por combinação de palavras e pesquisa avançada.
- Blog como recurso pedagógico, visita ao blog da Oficina do RIVED
- Conhecendo outros recursos pedagógicos na web: Navegação no site www.escolabrasil.org.br
- Conhecendo o editor de texto BrOffice writer: exercício prático de formatação de texto (fonte, cor, alinhamento, marcadores, negrito, itálico, sublinhado), usando a barra de ferramentas, conhecendo algumas funções do teclado.
- Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário