sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Encontro de Encerramento do Curso Ensinar e Aprender Com Tecnologias Digitais


 

No dia 28/11 nosso NTE promoveu o encontro de encerramento do Curso Ensinar e Aprender Com Tecnologias Digitais. Na ocasião, aproveitamos para avaliarmos o mesmo, refletindo sobre:
 - Os Objetivos iniciais  
 - A caminhada no curso
 - As descobertas
 - Eu professor(a), hoje
 - Organização  do tempo para estudar
 - Ambiente virtual de aprendizagem
 - Realização das atividades práticas
 - O aprender a aprender na prática


Aproveitamos para apresentar algumas falas dos cursistas: 

“... propor atividades com o uso das TDIC representa um avanço na proposta metodológica, já que a utilização das tecnologias contribui na aprendizagem dos alunos.” (Maria Giovanni)

“... para o professor é muito gratificante ver os alunos descobrirem o novo, tornar a sala de aula um ambiente prazeroso e agradável, proporcionar aulas divertidas, e ser um mediador desse processo, fico bem feliz com essas novas experiências.”(Edineusa)

“...Me vi uma professora mediadora, capaz de utilizar novas estratégias de ensino para proporcionar a aprendizagem e entretenimento aos alunos.”(Inecila)

"...Me vi interagindo de forma muito próxima aos alunos e aprendendo com eles. Depois que comecei a usar as tecnologias em sala de aula, estou sempre em busca de mais inovações.” (Maria Marlucia)  

     “...na aprendizagem e ensino é sempre necessário buscar alternativas que venham favorecer a compreensão de quem aprende, ou seja, há muitas possibilidades de melhorar.” (Francisco Barbalho)

“... com a utilização da tecnologia pode-se melhorar as metodologias didáticas e contribuir na aprendizagem dos estudantes.” (Eduardo Ianes)

“...Me vi como mediador e os alunos como sujeitos desse processo, onde o ensino tradicional abre espaço para o novo. (...) Portanto, o curso mudou muito a minha prática de ensino.” (Osvaldo da Cunha)

“...Esse curso foi apenas um degrau em meio a tantos que ainda estão por vir. Mas vale lembrar que, esse degrau, já significou muito para minha profissão e principalmente para meus alunos.” (Nataly Suiany) 

“...mesmo com todo aparato disponível, devemos ser habilidosos tanto no ensinar, quanto no aprender!”(Francisco Leal)

“....Estive totalmente envolvida nesse processo de ensinar e aprender, pois vi os alunos participarem com mais interesse e disposição quando se utiliza em sala de aula algum recurso digital como ferramenta de aprendizagem.” (Wanderléa)

“...Me vi em um processo de aprendizagem e aquisição de experiência, pois mesmo sem estar em sala de aula vivenciei momentos incríveis em cada aula e atividade proposta.”(Aldivan) 

“...quando a aula sai do tradicional e acontece sobre temas polêmicos, possibilitando os alunos interagirem com recursos midiáticos, a aula se torna mais atrativa e envolvente, contribuindo assim de forma mais significativa para o ensino/aprendizagem.”(Cléoman Freitas) 

...os recursos didáticos digitais ajudam o professor a reduzir certas dificuldades, além de auxiliar o docente a chamar a atenção de alunos dispersos ou a motivar aqueles com maior facilidade.” (Luzia Maria) 

“...Já tinha ouvido falar da Escolas na Rede, porém nunca tinha acessado a plataforma. Nesses últimos dias comecei a acessar a plataforma  observando que tem muitas ferramentas de ensino que podem contribuir e ajudar na aprendizagem dos alunos.” (Marcelo Câmara) 

....A execução dessas atividades com uso de tecnologias, nos coloca como gerenciador da sala de aula, o desenrolar das habilidades fica por conta do alunado, porém, o planejamento para o uso dessas ferramentas requer a escolha de um tema abordado necessário ao mundo de hoje.” (Francisco Assis) 

“...Como regente do laboratório de informática me vejo como aquela que deve estimular os colegas a buscar familiaridade com tudo o que há de ferramentas à nossa disposição a fim de facilitar o processo ensino aprendizagem.” (Edinalda).

“...As tecnologias digitais estão aí, é uma realidade, dessa forma, precisamos integrá-las às salas de aula levando em consideração que competências e habilidades precisamos ter e formar nos nossos alunos para vivermos de uma forma ativa e produtiva nessa sociedade.” (Ana Zoraide). 

“...A interação, a alegria e o entusiasmo dos alunos fazem com que tenhamos certeza que essas aulas usando recursos tecnológicos e calor humano contribuem na sua aprendizagem. Foi um momento mágico”.(Lucilia).

...percebo, que nós professores, precisamos estar nos capacitando, acessando as plataformas digitais, que nos enriquecem e somam com a aprendizagem do nosso alunado.” (Francione)

“...é impressionante o fascínio, o encantamento que o mundo virtual desperta em todos nós, sobretudo porque o associamos ao entretenimento. Daí advém a sensação de que entre escola e mundo digital há uma fronteira difícil de ser transposta.” (Sanzia) 

“... vejo a grande necessidade de nós professores buscarmos vencer as dificuldades, desconfianças e anseios no uso das tecnologias na aprendizagem dos estudantes de forma consciente e proativa com foco nas habilidades e competências.” (Dalvanir)

Nenhum comentário: